Pular para o conteúdo

Caminho da espiritualidade

Quando você entra numa jornada espiritual, pode entrar para um grupo ou seguir determinadas pessoas, então começa a idealizar um grupo perfeito, pessoas perfeitas e quando começa a ver que aquelas pessoas não são perfeitas, que elas falham, que são limitadas, imperfeitas e que por mais que se esforcem vão existir coisas que as façam errar, muitas vezes não entende e fica frustrado, decepcionado.

O que você precisa entender é que você mesmo é imperfeito e erra da mesma forma que todas as pessoas que estão te inspirando ou ensinando.

Quando você começa a ver essas imperfeições nos outros, automaticamente sua mente luta contra essa espiritualidade, surgem pensamentos que tudo aquilo é mentira, é falsidade, porque tudo está diferente daquela perfeição que sua mente idealizou, mas o fato é que essa perfeição não existe mesmo, porque todos são humanos e naturalmente cometem erros sim.

O propósito da espiritualidade, como diz o meu professor de Vedanta, não é encontrar a paz na perfeição e sim encontrar paz dentro da imperfeição que o ser humano é, o importante é compreender que em todos os ramos da religiosidade vão existir seres humanos e estes são imperfeitos e dentro dessa imperfeição existem saberes que podem te ajudar na caminhada evolutiva, faz parte dessa jornada entender e aceitar os defeitos e limitações de todos aqueles que você segue e dentro desse entendimento ser uma pessoa  mais amorosa, mais generosa, menos julgadora, para que todos possam se expressar, ser feliz e ter oportunidade de conexão.

Nesse olhar mais amoroso, você entende a sua caminhada, você entende o meio ao qual você está inserido e quando você entende tudo isso, não importa de fato onde você está, mas sim o processo que você está vivendo, a transformação que está ocorrendo na sua vida, então o grupo que você participa, as pessoas as quais você segue não importa de fato, porque o que realmente importa é transformação que está ocorrendo dentro de você.

Quando você se liberta de tudo que te prende, as regras que foram impostas, “o jeito certo” de fazer isso ou aquilo, quando você vive em paz com tudo isso, você evolui no caminho da espiritualidade, você passa a se conectar com o coração, o fluxo fica leve e você se liberta.

No caminho da espiritualidade é importante valorizar o que está aprendendo, valorizar as pessoas que estão te transmitindo conhecimento, ter gratidão por todo tempo e esforço dedicado em ensinar algo tão importante para o aprendizado, que mesmo imperfeitas, as pessoas podem contribuir muito com a sua evolução, porque todos têm imperfeições e isso não torna pequeno quem ensina nem quem aprende.

Ninguém precisa ser perfeito para ter uma conexão espiritual.

2 comentários em “Caminho da espiritualidade”

  1. Fernanda Perissinotto

    Você é sempre sábia nas suas palavras. Me faz muita falta ouví-las mais. Parabéns pela linda mensagem e aprendizado. Saudades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.