Pular para o conteúdo

O medo de ser quem você é

Se mostrar vulnerável nem sempre é uma tarefa fácil, quando você se expõe e mostra a realidade daquilo que vive, fica exposto a comentários, críticas e até perdas.

As vezes para pertencer a um grupo ou para transmitir uma imagem de força você acaba não mostrando as coisas como são na realidade, você dá voltas, cria histórias, contorna situações, tudo isso para não mostrar que é vulnerável, que tem falhas, fraquezas, medos e tristezas.

Por que você faz isso?

Será que seria medo de ser rejeitado?

Medo de ser condenado?

Medo de não ser amado?

Enfim, são tantos medos que quando percebe já está vivendo uma vida de mentira para continuar com uma imagem firme e agradável aos olhos de todos, garantindo assim qualquer suposto prejuízo.

A realidade é uma só, você é vulnerável sim, todas as pessoas passam por situações difíceis, provações, sofrem com limitações, mas faz parte do processo evolutivo, o ser humano está em constante movimento, constante mudança, as vezes em alta outras em baixa, mas se houver compreensão que esta é a maré da vida, este é o movimento do aprender, então não haverá medo de mostrar que é vulnerável, porque ninguém escapa desse movimento.

Todos têm suas vulnerabilidades, pontos que são mais frágeis e que precisam ser encarados com naturalidade para que se possa superar e evoluir.

Se colocar no lugar de vulnerabilidade é um processo muito importante nessa etapa de amadurecimento da vida, se não for capaz de falar de forma honesta das suas deficiências e dificuldades com outras pessoas, não conseguirá ter uma conexão com a espiritualidade, com a sua essência verdadeira e Divina.

Quando falo do ponto de vista interpessoal então, aí é que se vê os maiores problemas, uma pessoa que precisa manter determinada pose ou padrão para se relacionar, não tem a menor chance de ser feliz em qualquer área da sua vida num mundo onde não pode ser verdadeiro, ser inteiro, ser livre.

Tudo isso com medo do que vão pensar, do que vão falar, mas no momento que você se mostra como é de verdade e fala das suas fraquezas é obvio que você pode ser criticado e atacado por conta disso, mas ao mesmo tempo você cria uma força interior muito grande, porque cada vez que você fala como você é isso se torna mais natural pra você e suas fraquezas já não te abalam mais, porque toda vez que se expõe cria-se um novo entendimento sobre si mesmo e isso vai se fortalecendo cada vez mais.

Por isso eu digo que é importante contar a sua história, para que você tenha a oportunidade de ouvir e assimilar de forma diferente o que vivenciou, cada vez que repete a sua história, você faz uma espécie de reflexão conversando com outras pessoas, quando você conta, você escuta e percebe nuances diferentes no que falou.

Então entenda, não tenha medo de contar suas dificuldades, suas vulnerabilidades, não tenha medo de ser quem você é…

Ser verdadeiro consigo mesmo é libertador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.